Através do prêmio Funarte de Dança Klauss Vianna 2011/ Ministério da Cultura, a Cia Balé Baião de Dança Contemporânea de Itapipoca-CE estará celebrando seus 18 anos de atuação no estado circulando em três estados brasileiros no primeiro semestre de 2012, compartilhando da oficina de criação “Plásticas e poéticas da improvisação em dança”, do vídeo-dança “Tábua” e apresentando o espetáculo “Lamentos e gozos da Imperatriz de Itapipoca”. O nome dessa ação é Desbravadança: conexão Itapipoca/Ceará/Brasil. Essa Circulação tem como proponente a Associação de Artes Cênicas de Itapipoca (AARTI), entidade-mãe que agrega núcleos de dança, audiovisual e percussão no Ponto de Cultura Galpão da Cena de Itapipoca.

Sobre as apresentações do espetáculo:

O projeto apresentado propõe a circulação do espetáculo de dança “Lamentos e gozos da Imperatriz de Itapipoca” em três estados brasileiros: Piauí, Bahia e Rio de Janeiro, especificamente em teatros e/ou centros culturais, sedes de entidades/associações/cias de dança e espaços alternativos afins.
Pretendemos permanecer em cada estado durante quatro dias. Nessa frequência realizaremos apresentações do espetáculo e ministraremos uma oficina de criação chamada: “Plásticas e poéticas da improvisação”, aberta a intérpretes-criadores, coreógrafos e professores de dança e teatro atuantes nas cidades/estados contemplados.
A circulação acontecerá em parceria/articulação com grupos/cias/artistas locais que desenvolvem pesquisas na área de Performance e Dança Contemporânea. Nosso produtor fará contato através de e-mail com articuladores locais vinculados a esses artistas/grupos para mobilizar as logísticas da circulação: cidades/locais de apresentação, hospedagens e traslados da Cia em cada cidade/local e finalmente as inscrições de artistas para as oficinas que serão ministradas pelo Balé Baião.
Os articuladores locais farão a divulgação das apresentações e oficina através de cartazes que serão colocados em locais estratégicos de cada cidade tais como: empresas, sedes de grupos/cias/entidades, academias de dança, escolas públicas, universidades, shoppings, teatros municipais e centros culturais, como também através de redes sociais (Facebook, Twitter, E-mail), blog e site do Balé Baião, enviando cartazes e convites virtuais para artistas, ONGs, associações sócio-culturais, escolas públicas, universidades, igrejas, secretarias municipais/estaduais e prefeituras.
Como somos uma Cia do interior nordestino e sabemos muito bem da carência de ações em dança, sobretudo de circulação de espetáculos nos interiores de nosso país, pretendemos apresentar o espetáculo em cada estado contemplado priorizando sempre duas cidades do interior nessa rota e em seguida habitarmos a capital.
O espetáculo se adéqua a qualquer tipo de espaço cênico fechado e não exige iluminação elaborada. Nesse caso ele poderá acontecer também durante o dia caso haja demanda pra esse horário e poderá ser apresentado nos mais diversos espaços que forem disponibilizados pelos parceiros locais (salões comunitários, sedes de associações etc), contando que os mesmos possam abrigar confortavelmente o público e o espetáculo. Para isso será feita antecipadamente uma pesquisa pelo articulador local dos locais a serem escolhidos para as apresentações e oficinas, que estará constantemente em contato com nosso produtor através de e-mail.
O trabalho a ser apresentado não exige uma quantia exata de pessoas assistindo-participando da plateia, mas que podemos delimitar (dependendo do espaço que será ocupado) entre 100 e 200 pessoas. Ele pode ser visto em arena com o público sentado próximo aos bailarinos ou no palco com as pessoas sentadas em cadeiras. Sua duração varia entre 30 e 40 minutos.
...